Tecnologia ajuda a reduzir em até 20% o consumo de combustível

03/10/2018

Conheça o Driving Eco, sistema que auxilia o motorista a economizar

Tecnologia ajuda a reduzir em até 20% o consumo de combustível

Calibrar os pneus, fazer o alinhamento e trocar periodicamente os filtros são alguns dos procedimentos básicos a que os motoristas devem estar atentos para economizar combustível. Mas e na postura ao dirigir, qual o melhor comportamento a adotar para poupar mais?

Não é preciso ser um perito em mecânica para responder à pergunta: a tecnologia dos veículos já é capaz de fazer isso. É o caso do Driving Eco, presente nos carros da Renault, como o Kwid. O sistema detecta o modo de condução do motorista e fornece dicas facilmente aplicáveis que podem resultar em uma economia de combustível de até 20%.

“Dirigir acaba se tornando uma tarefa que as pessoas fazem no automático com o passar do tempo, o que dificulta que, por conta própria, o motorista identifique vícios de direção que resultem em um gasto maior de combustível. A tecnologia dos veículos Renault age nesse ponto, orientando, de forma prática, a adoção das melhores condutas ao volante. O usuário pode conferir os resultados ao final de cada trecho que fizer com o carro”, afirma Márcio Maia, Engenheiro da Renault e especialista em direção econômica. Muitas vezes, explica Maia, alguns mitos na direção são quebrados, como, por exemplo, a crença de que andar com o carro em ponto morto ajuda a economizar combustível.

Para auxiliar o motorista, todos os veículos Renault já oferecem informações instantâneas, com o Eco Advice, também conhecido como GSI (Gear Shift Indicator), que indica ao motorista os melhores momentos para realizar a troca de marcha; e o Eco Monitoring, ou Indicador de Estilo de Condução, faixa luminosa no painel, que, por meio de variações de cor, do vermelho ao verde, mostra a intensidade do consumo de combustível em tempo real. Esta funcionalidade está presente no Kwid e no Captur.

Além dessas ferramentas, todos os modelos Renault com Media NAV, a central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas, trazem o Driving Eco, que vai além e fornece um relatório detalhado da condução, uma pontuação para a qualidade da direção e dicas ao motorista. Para isso, utiliza informações em tempo real extraídas de vários sensores, como a posição do pedal de acelerador, a velocidade, o vácuo no coletor de admissão e a marcha utilizada.

O sistema apresenta três ferramentas: Relatório de Viagem, Eco Scoring e Eco Coaching. Conheça abaixo, em mais detalhes, cada uma delas.

Relatório de Viagem

Para monitorar seus deslocamentos, o motorista tem à disposição um relatório completo, que indica a distância total percorrida pelo veículo, o tempo de trajeto, o consumo de combustível total, a velocidade média no percurso e a distância sem consumo, que consiste na distância em que o veículo permaneceu em movimento, mas sem consumir combustível.

O sistema utiliza diversos sensores e centrais eletrônicas do veículo para obter e realizar todos os cálculos, de modo a fornecer ao condutor uma visão precisa e imediata sobre um determinado percurso, viagem ou ainda a performance de um tanque de combustível.

Eco Scoring

O Eco Scoring compara o estilo de condução do motorista a simulações computadorizadas pré-determinadas que buscam os pontos de melhor performance do motor no quesito consumo. São levados em conta o combustível utilizado, as variações de posição do pedal do acelerador, a maneira que o veículo ganha ou perde velocidade e a carga do motor aplicada a cada momento, além da interpretação das características do terreno, com base no torque do motor.

Por meio do Eco Scoring, o condutor recebe uma pontuação para o estilo de condução do motorista nos parâmetros antecipação, troca de marcha e aceleração – cada um deles com grande impacto para a economia de combustível. Saiba mais sobre cada um dos parâmetros abaixo.

Aceleração

Acelerar de forma suave evita que o motor trabalhe em regiões de alta carga e em rotações mais elevadas, em que se torna necessária a utilização de mais combustível para controle térmico, além de gerar mais perdas por atrito. Dessa forma, o motorista deve desenvolver uma aceleração progressiva, sem desperdiçar combustível.

Troca de Marcha

Nesta avaliação, o sistema se baseia nos indicadores do GSI, que é capaz de interpretar o estilo de condução do motorista (mais calma, mais esportiva, etc.), adaptando a demanda de troca de marchas à posição do acelerador, rotação do motor e terreno. Por isso, é importante ficar atento aos indicadores, tanto para aumentar, quanto para reduzir as marchas.

Antecipação

Evitar acelerações e frenagens bruscas, permanecendo em velocidade constante, além de mais seguro, fornece ganhos importantes para o consumo. O quesito antecipação fornece orientações para que o motorista se antecipe a situações de trânsito, como, por exemplo, quando um sinal fecha à sua frente. O correto é aliviar o pé do acelerador e deixar que o veículo utilize sua inércia até chegar ao sinal fechado, sempre com uma marcha engrenada. O sistema verifica a velocidade média e os picos de acelerações e frenagens para avaliar a direção do motorista e fornece dicas importantes para obter “kms sem consumo” e evitar o desperdício de combustível.

Para cada um dos parâmetros é gerada uma nota de 1 a 5 estrelas e, quanto maior a nota, mais econômico e ecológico está sendo o desempenho do motorista. A partir das três notas, o sistema fornece uma nota geral de 0 a 100 para a qualidade na direção econômica.

Eco Coaching

Além da nota, ao final, por meio do Eco Coaching, o condutor recebe dicas personalizadas ao estilo de condução, também nos aspectos aceleração, troca de marcha e antecipação, como:

  • Aceleração: "Tente acelerar suavemente; você economizará combustível e não perderá muito tempo.";
  • Troca de Marchas: "Na cidade, você pode usar a 5ª marcha assim que estiver em uma velocidade constante. Na rodovia, caso tenha a 6ª marcha, utilize a mesma a partir de 70km/h.";
  • Antecipação: "Use o freio-motor retirando o pé do acelerador. Você rodará gratuitamente visto que a injeção de combustível será cortada.".

O Eco Coaching também fornece dicas gerais, para o dia a dia, como:

  • "Mesmo no inverno, não é necessário aquecer o motor. É menos poluente e mais econômico rodar com o carro assim que ligar o motor.";
  • "Não deixe objetos desnecessários no veículo; peso extra aumenta o consumo de combustível.".

“O interesse do motorista em aprimorar sua condução constantemente, conciliado à tecnologia que os veículos oferecem, forma uma ferramenta muito eficaz para conseguir os melhores resultados de consumo do veículo”, finaliza Maia.

Fonte: Sala de Imprensa - Renault do Brasil.

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